Social Media
Light
Dark

Parceria da Tesla Lithium com o Yahua Group

A Tesla, fabricante líder de veículos elétricos, assinou recentemente um contrato renovado com o Yahua Industrial Group da China, garantindo um fornecimento contínuo de lítio para suas baterias de carros elétricos. O contrato estendido com a Tesla inclui um aumento significativo nas quantidades de lítio a serem fornecidas, estendendo-se por cinco anos ou até 2030.

Lítio em baterias de carros elétricos

O lítio é um metal altamente reativo conhecido por sua grande capacidade de armazenamento de energia e leveza. Ele é usado para alimentar veículos elétricos de várias maneiras, incluindo baterias de íon-lítio (Li-ion) e fosfato de ferro-lítio (LiFePO4). As baterias de íons de lítio são a escolha mais popular devido à sua alta densidade de energia, longa vida útil e capacidade de carregamento rápido.

  • Em comparação com outros tipos de bateria, as baterias de íons de lítio têm uma densidade de energia notável. Os possíveis proprietários de veículos elétricos se beneficiam de uma maior autonomia de direção devido a essa característica, pois ela diminui a ansiedade em relação à autonomia.
  • A durabilidade das baterias de íons de lítio é uma vantagem significativa para os proprietários de carros elétricos. Essas baterias podem suportar vários ciclos de carga e descarga antes de mostrar sinais de degradação.
  • A pegada de carbono dos carros elétricos movidos a baterias de íons de lítio é muito menor do que a dos veículos convencionais com motor de combustão interna. O uso de baterias de íons de lítio aumenta a sustentabilidade e reduz as emissões de gases de efeito estufa, ajudando na luta contra as mudanças climáticas.

Detalhes do suprimento de lítio da Tesla

De acordo com o contrato renovado, a Tesla comprará uma quantidade substancial de hidróxido de lítio para baterias, totalizando entre 207.000 e 301.000 toneladas. As datas para essa aquisição são de 1º de agosto de 2023 a 31 de dezembro de 2030. O contrato anterior, que estava em vigor até 2025, previa uma faixa de fornecimento de 63.000 a 88.000 toneladas ao longo de cinco anos, uma quantidade muito menor.

Contrato de fornecimento flexível da Tesla

O Yahua Industrial Group esclareceu que a faixa de 94.000 toneladas existe devido à natureza flexível do contrato. É mais um acordo de estrutura do que um contrato de fornecimento rígido porque o volume de fornecimento e os preços associados serão decididos de comum acordo. Essa adaptabilidade garante uma parceria perfeita e permite que ambas as empresas se ajustem às mudanças nas condições do mercado.

Produção e aplicação de lítio

Atualmente, a Yahua opera uma unidade de produção de sais de lítio na província de Sichuan, na China, capaz de produzir até 73.000 toneladas de compostos de lítio por ano. Isso inclui hidróxido de lítio e carbonato de lítio para baterias, componentes cruciais em baterias de veículos elétricos. Até o final de 2025, a Yahua espera ter mais do que dobrado sua capacidade de fabricação, chegando a 173.000 toneladas. Enquanto o carbonato de lítio é frequentemente usado para baterias LFP, o hidróxido de lítio é normalmente usado para baterias NCM/NCA, que provavelmente são destinadas às variações de longo alcance e desempenho da Tesla.

Impacto da Tesla Lithium nas vendas do Yahua Group

A Tesla é uma escolha popular entre os clientes da Yahua e é responsável por uma parte considerável das vendas da empresa chinesa. De acordo com um relatório financeiro chinês, a Tesla comprou materiais da Yahua por 2,4 bilhões de yuans (cerca de 370 milhões de dólares) em 2022, ou 17% das vendas gerais da Yahua.

Clientes notáveis da Yahua além da Tesla e da Future Ventures

Além da Tesla, os outros clientes notáveis da Yahua incluem os fabricantes coreanos de baterias SK e LG. A empresa planeja fornecer à SK New Energy de 20.000 a 30.000 toneladas de hidróxido de lítio de 2023 a 2025 e à LG Energy Solution até 30.000 toneladas durante o mesmo período. Além disso, a Yahua e a LG Energy Solution colaboraram na produção de hidróxido de lítio no Marrocos, indicando uma futura expansão e diversificação do mercado de fornecimento de lítio.

A demanda por baterias está aumentando, exigindo um aumento significativo no fornecimento de lítio devido ao incrível crescimento anual de mais de 50% da Tesla. Por meio desse contrato estendido com a Yahua, a Tesla garante uma fonte estável e consistente de lítio, que é essencial para dar suporte à sua frota de veículos elétricos em expansão. Os preços e as quantidades de lítio estão sujeitos a acordos mútuos e o valor real do contrato pode variar dos 10,6 bilhões de euros calculados, mas reforça o compromisso da Tesla com o transporte sustentável e ecológico.


Deixe uma resposta