Social Media
Light
Dark

SpaceX conclui teste de fogo estático para o Booster 11

SpaceX Completes Static Fire Test for Booster 11

A SpaceX recentemente realizou um marco significativo em seu programa Starship ao acionar todos os 33 motores Raptor no Booster 11. Esse teste pode ocorrer já no próximo mês e é um prelúdio para o quarto voo de teste. O disparo estático do programa Starship é outro grande desenvolvimento para a SpaceX. Com seus 33 motores, o lançador Super Heavy é essencial para o esforço de exploração espacial da empresa.

SpaceX: Processo de preparação e teste

A SpaceX já havia testado com sucesso a Nave 29 em dois incêndios estáticos antes desse. A nave 29 foi então levada de volta ao local de produção para concluir os preparativos de última hora para o lançamento. Pouco tempo depois, começaram os testes do booster Super Heavy.

A rodovia 4 levou o Booster 11 da instalação de fabricação para o local de lançamento. Depois de chegar ao local, foram usados pauzinhos para içar o foguete no suporte de lançamento e, um dia depois, a SpaceX começou a fazer os últimos preparativos para o teste.

O teste de fogo estático

Recursos de segurança como o FireX e os sistemas de supressão de água foram ativados durante a contagem regressiva para difundir os gases e proteger a plataforma. Todos os 33 motores Raptor ganharam vida quando foram acionados, funcionando por cerca de 7 ou 8 segundos antes de serem desligados. Logo após o teste, a SpaceX publicou imagens de drones mostrando a enorme potência dos motores e revelando ondas de choque na pluma de escapamento.

Revisão pós-teste e planos futuros

Após o incêndio estático, a SpaceX avaliará todos os dados disponíveis para decidir o que fazer em seguida. Isso pode envolver a preparação para o quarto teste de voo programado para o próximo mês ou a realização de outro incêndio estático.

No local de produção, a nave 29 está realizando as verificações finais, incluindo a substituição das placas do escudo térmico no nariz da espaçonave. A nave 29 será levada de volta ao local de lançamento depois de concluída para ser integrada ao Booster 11.

A SpaceX espera que a capacidade de reutilização da Starship facilite a exploração e a colonização de Marte e da Lua com um orçamento limitado. A NASA já escolheu a Starship como seu principal módulo de pouso tripulado para seu programa Artemis. As viagens tripuladas ao polo sul da Lua começarão já em setembro de 2026.

Deixe uma resposta